5 de fevereiro de 2009

Tendências no web design 2009 (parte 2)


Hoje finalizaremos esta série dividida em dois artigos, uma tradução/ adaptação publicada no blog Smashing Magazine, que é uma de nossas maiores fontes de inspiração e conhecimento. Esperamos que tenham gostado e aproveitado muito todas as informações.
Segue abaixo o resumo da segunda parte:

ILUSTRAÇÕES ENORMES E GRÁFICOS VIBRANTES

Assim como a tipografia grande vem dominando o Web design moderno, grandes figuras parecem estar ganhando popularidade entre projetos profissionais e pessoais na Web. Os designers estão tentando passar a mensagem de um site utilizando elementos interativos (blocos de vídeo incorporado) e de elementos visuais (blocos introdução e ilustrações). Recentemente nos designs, ilustrações ganharam muito mais espaço do que antes e geralmente complementam a tipografia grande. Eles são mais atraentes, mais vivos e, portanto, mais memorável para os visitantes.


DESIGN DE ELEMENTOS “SOCIAIS”


Se você olhar mais atentamente a blogosfera, dificilmente será capaz de encontrar um blog que não utiliza algum tipo de ícones "sociais" ou blocos sociais para incentivar os leitores a promover as suas histórias em sites de mídia social. Todo autor adora tráfego e reconhecimento, e é por isso que o elemento social na concepção moderna é cada vez maior e esteticamente mais atraente.
Ícones sociais geralmente são colocados em todo lugar, muitas vezes, no canto superior direito de artigos ou na parte inferior da postagem. Blocos sociais muitas vezes enchem o espaço abaixo de um post e, por vezes, aparecem ao lado de uma lista de artigos relacionados.


NAVEGAÇÃO “FALANTE”


A tarefa mais significativa que um menu de navegação tem para realizar é a forma inequívoca de orientar os visitantes, através das diferentes seções de um site. No entanto, é muito difícil, as vezes, comunicar o conteúdo de uma seção do site com apenas uma ou duas palavras-chaves, particularmente se a navegação horizontal for utilizada.
É por isso que as opções de navegação não são muitas vezes listadas simplesmente uma após a outra com a utilização de palavras-chaves (ou seja, utilizando a navegação "silênciosa"). Em vez disso, os designers estão tentando explicar de forma concreta as opções disponíveis e quais opções os visitantes devem esperar de uma seção de um site ao clicar no link correspondente.
Os designers estão tentando iniciar um diálogo mais eficaz com os visitantes, criando o regime de navegação "falante", em oposição a navegação "silenciosa", que é baseada em listas de palavras-chaves.


TEXTURAS ORGÂNICAS E FUNDOS FOTOGRÁFICOS


Se você der uma olhada em sites bem sucedidos nas galerias de CSS ou qualquer outra fonte de inspiração, verá que a textura é extremamente comum no Web design moderno. Um dos motivos por ser popular é devido à sua versatilidade e outro seria o fato de que adicionando-as a um design podem ser rapidamente e facilmente editadas com um programa como o Photoshop. Texturas podem ser utilizadas em inúmeras formas diferentes e com uma ampla variedade de estilos.
Elas podem ser muito sutis para que o visitante dificilmente perceba, ou podem ser um ponto de foco do design. Em alguns casos, as texturas são usadas para destacar certas partes do desenho. Devido à sua versatilidade, podem ser utilizadas em combinação com outros elementos, tais como a tipografia, iluminação e cores.



RETRO E VINTAGE


Retro e vintage tornaram-se uma nova tendência. Raramente utilizados até agora, esses elementos estão se tornando cada vez mais populares. Lojas on-line, empresas de design, portfolios e blogs incorporaram esses dois estilos em pequena e grande escala. Ao adicionar esses elementos em seus projetos, os designers produzem desenhos criativos e atraentes que destacam seus sites e os tornam realmente diferentes. Se esses estilos forem aplicados com cuidado, nunca vão parecer entediante, muito pelo contrário.


Fonte: Smashing Magazine


João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks