4 de fevereiro de 2009

Tendências no Web Design 2009 (parte 1)


Como uma de nossas propostas é “inspiração”, resolvemos publicar um artigo sobre as tendências no web design em 2009. Esse artigo será dividido em 2 partes, a segunda será publicada amanhã.
Segue abaixo a primeira parte, esperamos que gostem e aproveitem.
TRANSPARÊNCIA PNG

Mesmo não tendo suporte do IE6, parece que a transparência PNG ganhou muita popularidade no decorrer do ano passado. Aparentemente os designers estão tentando interagir melhor as imagens de fundo com a área do conteúdo, como acontece regularmente na mídia impressa. Na maioria dos casos, fundos semi-transparentes se sobressaem no plano global de uma página, na intenção de destacar um objeto importante do design, como um anúncio ou título.



TIPOGRAFIA ENORME


O tamanho da fonte dos elementos muitas vezes ultrapassa 36 pixels, em alguns casos são utilizados para atingir determinado público. No geral, os designers estão prestando mais atenção aos detalhes tipográficos, tais como os principais, altura da linha e escolha do tipo de fonte. A consequência: os websites estão mais bonitos, mais consistentes e olhar parecem sólidos e confiáveis.

O ESTILO MAGAZINE


Uma evolução interessante na concepção de blogs é a adaptação de várias técnicas geralmente encontradas na mídia (impressa) tradicional. A disposição dos posts na página, o uso da tipografia, ilustrações e até mesmo o alinhamento do texto lembram as técnicas tradicionais de impressão. Os designs com estilo magazine estão ganhando popularidade, mas são utilizados principalmente em portfolios, páginas de produtos e grandes blogs, eles quase nunca aparecem em sites corporativos ou nas lojas on-line.

BLOCOS DE INTRODUÇÃO


O canto superior esquerdo de um site/blog é o mais importante, porque ele capta a maior atenção por parte dos visitantes. Por isso, faz todo o sentido colocar a mensagem mais importante do site/blog neste bloco, fazendo com que os leitores recebam a mensagem o mais rápido possível.

De fato, é exatamente isso que muitos designers estão fazendo. Seja para Aplicações Web, design corporativo, serviço online ou portfolio, os designers estão empurrando seus slogans e breves introduções para o topo da página e estão usando tipografia forte e de aparência viva para fazer uma boa primeira impressão. Algumas apresentações são curtas, enquanto outras são bastante longas, em qualquer dos casos, costumam ter um monte de espaço, toda a largura do layout é entre 250 e 400 pixels de altura, são dimensões comuns para estes blocos de introdução. Observe, porém, que blocos de introdução quase nunca aparecem em blogs e raramente em lojas on-line.

Fonte: Smashing Magazine


João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks