13 de fevereiro de 2009

Recursos para web design: Photoshop


Este post é o primeiro de uma pequena série de artigos semanais que publicaremos aqui sobre os recursos fundamentais pra criação/manutenção de templates blogger (ou qualquer outra plataforma).

PHOTOSHOP, segundo a Wikipédia:

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vetoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de fato para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.
Sua mais recente versão é apelidada como Adobe Photoshop CS4 (sigla cujo significado é Creative Suite 4, correspondente à décima primeira edição desde seu lançamento), disponível para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS X. Pode ser rodado também no Linux, através da camada de compatibilidade Wine. Algumas versões anteriores foram lançadas também para IRIX, mas o suporte a esta versão foi descontinuado após a versão 3.0.


Para as pessoas curiosas de plantão, vale a pena ler, na íntegra, esse artigo da Wikipédia sobre o Photoshop, é bem bacana.

Agora vamos à parte interessante do nosso post. Abaixo, seguem alguns links (os meus favoritos) para te ajudar a começar ou ampliar seus conhecimentos nesse programa fantástico:

Photoshop Lady – Atualizado diariamente, este site tem desde os tutoriais mais simples aos mais complexos. Eu o considero muito bom, mas acho que o seu ponto fraco é não ser tão seletivo, o que acaba resultando em tutoriais que não são bem elaborados, confundindo um pouco a cabeça de quem está começando. Tirando isso, é altamente recomendado.

PSDTuts – Além de oferecer tutoriais feitos pelos melhores designers da web, o site oferece brushes e, às vezes, publica entrevistas com os designers que estão em evidência. Ponto fraco é que tudo tem um preço e no PSDTuts não é diferente. Alguns tutoriais e brushes são exclusivos para assinantes. Altamente recomendado.

Tutoriais Photoshop – Para quem está começando ele é ótimo. Sabe aquele tutorial todo em inglês que você não conseguiu entender muito bem? Talvez o encontre traduzido neste blog, onde são publicados artigos traduzidos para o português. Também traz uma lista enorme de suplementos para Photoshop. Ponto fraco é que a página demora muito a carregar e alguns tutoriais publicados são muito amadores. Recomendado para inciantes ou pessoas que não tem um bom domínio da língua inglesa.

Good Tutorials – Acredito que seja o lugar que contém mais tutoriais em toda a internet e o melhor, não só de Photoshop. Você também encontra tutoriais de CSS, XHTML, Flash, Illustrator e muito mais. O ponto fraco seria o mesmo da Photoshop Lady, só que numa escala bem maior, pois peca na seleção dos tutoriais enviados. Apesar dos pesares, eu recomendo para qualquer pessoa, afinal, gosto não se discute e alguns casos, nesse site, são unânimes.

Digital Arts - A Digital Arts é uma revista britânica que trata sobre artes gráficas em geral, publicada também aqui no Brasil. O ponto fraco desse site é o mesmo ponto forte, os tutoriais não são tão fáceis de entender, a não ser que você já conheça bem as ferramentas do Photoshop. Recomendado para as pessoas que já se dão bem com tutoriais de nível médio para avançado.

Abduzeedo – É o melhor blog brasileiro (felizmente, escrito em inglês), sobre o assunto. Todos tutoriais publicados são ótimos, de fácil execução e de resultados melhores ainda. O ponto fraco é que, de uns meses para cá, as publicações de tutoriais para Photoshop deixaram de ser freqüentes, embora o conteúdo geral seja primoroso. Altamente recomendado para qualquer público, inclusive para quem busca inspiração.

E aí, você tem mais algumas sugestão de sites que dão suporte para os usuários do Photoshop?




João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks