20 de março de 2009

Novidade da Microsoft: o navegador IE8



A nova versão do Internet Explorer 8 está disponível desde ontem para download. É fato que nós, do IYB, não fazemos templates nos preocupando prioritariamente com usuários do IE. Mas, quem sabe esta novidade poderá ser tão boa quanto o Firefox e e o Chrome?

Antes de mais nada fica aqui a minha pergunta: O que você espera do seu navegador? Para nós é indispensável que nos dê segurança, seja veloz e que nos possibilite visualizar nossos templates com qualidade, principalmente os que possuem transparências. Steve Ballmer, CEO da Microsoft já declarou a respeito do IE8: nós entregaremos um navegador que dá às pessoas a informação que elas precisam rapidamente e provemos a proteção que nenhum outro browser pode dar.

Ainda que eu ouça muitas queixas sobre o IE7, ele é ainda o favorito dos usuários da internet. São 72,2% contra 17,2% do nosso querido Firefox, segundo uma pesquisa recente da Janco Associates.

Mas vamos à funcionalidade da nova versão:
  • O browser roda tanto no Windows Vista quanto no XP.
  • Incorpora a funcionalidade de apagar históricos, de modo que se apaga o rastro de sites visitados em últimas sessões. Há o modo de navegação InPrivate, o mesmo que o Chrome possui (janela anônima), que é possível navegar sem deixar rastros - sem registros de sites, senhas ou nomes de usuários (cookies).
  • Duas grandes novidades do IE8 são os slices e aceleradores. Os primeiros são pequenos pedaços de conteúdos dinâmicos, o que permitirá ver e receber atualizações de notícas, ou ver novidades de uma rede social sem ter que trocar de tela (parecido com um widget). Os aceleradores são programas que tornam mais fácil compartilhar conteúdos: um clique no botão direito do browser em uma imagem, link ou texto dá a opção de postar num blog, traduzir, definir um tempo, enviar por email, mapear um endereço. Essa facilidade vem com alguns serviços pré-programados, mas é possível instalar outras opções, como o Google ou Yahoo Maps, ou o Blogger.

Depois de receber a informação do @marciobda, fiz o download para fazer um teste, mas não comprovei nada ainda. Ao instalar fiquei quase meia hora esperando sair desse status:



Como estou sem tempo para deixar o PC quieto durante o dia, a instalação ficará para mais tarde daí, se der certo, farei um UPDATE aqui. Tenho a informação quentinha que já fizeram testes com o IE8 e a velocidade se mantêm inferior aos navegadores Firefox e Google Chrome. Quem me conhece sabe que o Chrome é o meu queridinho desde o dia em que o Google disponibilizou para download, então sou suspeita para falar da eficiência deste navegador.

Se mesmo com o resultado dos testes você deseja conhecer o Internet Explorer 8, faça o download no site da Microsoft.


Mais sobre o assunto aqui


Jéssica A.

She is passionate about old movies, vintage and classic books, but she can not live without internet. Co-founder and editor of Insight. You can find out more about her on the links below:

Twitter Trackbacks