3 de março de 2009

Recursos para web design: CSS


Este é o segundo post da pequena série de artigos que serão publicados aqui. Hoje o assunto é Cascading Style Sheets, o tão famoso e não menos querido: CSS. Escolhi links e fiz algumas observações que considero importantes para você, que se interessa pelo assunto. Com certeza irão te ajudar bastante.

Foi no final de 2007 para o começo de 2008 que nós, da equipe Insight your Blogger, começamos a conhecer o nosso amigo CSS. O interesse por ele surgiu por meio da necesidade de modificar os templates dos nossos blogs pessoais. Não fazíamos a menor idéia do que era isso até que o nosso prezado oráculo, o Google, nos disse através de suas fontes, o seguinte:

Cascading Style Sheets (ou simplesmente CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento. Wikipédia

Ok, legal. Mas só saber a definição não nos ajuda muito, é necessário entender como é que a coisa realmente funciona; como se define o estilo, como ele interage com as linguagens HTML e XML. Infelizmente não é tão simples assim.
O bacana disso tudo é que você não precisa ser um gênio ou até mesmo um web designer pra entender ou aprender a técnica. Com um pouco de dedicação e algumas horas de exercício qualquer pessoa pode começar a praticar.

E como prometi no início do post, segue agora os links de sites especializados no assunto:

Maujor - Não sou muito antenado em rodinhas de internet, então não posso dizer com números ou com base no que os outros dizem, apesar de consultar opiniões diversas. Exponho para você as minhas reais impressões. Nesse caso, acredito que o Maujor é um referêncial para todos que estão começando, e também pra quem já saca bem do negócio. Nós temos como idioma pátrio o Português, então, se você encontra muita dificuldade com o inglês, o ideal seria começar a aprender CSS com este site, já que ele fala a nossa língua.

CSS - Tricks - Conheci por acaso, mas desde então tem sido uma de minhas melhores fontes. O blog não se destina única e exclusivamente ao CSS; também ensina várias outras coisas como JQuery e por aí vai. Tem uns podcasts muito legais e simples de se entender, além de tutoriais intuitivos, dicas de bons sites, enfim, vale muito à pena conferir nos arquivos e fuçar o máximo que puder e acredite, você não irá se arrepender. O único ponto fraco é que o site é todo em inglês, que nem é tão fraco assim, pois você não precisa dominar a língua inglesa para entender os tutoriais, basta ter um nível de conhecimento mediano no assunto.

Webdesigner Wall - O layout desse blog já prende sua atenção, de tão bonito que é. Extremamente bem feito, com tutoriais e artigos muito úteis e de fácil entendimento sobre CSS, Photoshop, Illustrator, JQuery e tendências. Não vi nenhum tutorial que não fosse fácil de executar. Pontos fracos: Todo em inglês também e não é atualizado com freqüência.

Smashing Magazine - Pra mim o melhor site sobre diversos assuntos, nem tenho muito o que dizer. A qualidade dos artigos publicados lá já falam por si só, vale muitíssimo a pena conferir e acompanhar. Ponto fraco: Todo em inglês.

Good-Tutorials - O lugar que contém mais tutoriais em toda a internet: CSS, XHTML, Flash, Illustrator, Photoshop e muito mais. O ponto fraco: 95% dos tutoriais disponibilizados são em inglês.

W3Schools.com - Pra falar desse site é meio complicado, porque, na verdade, ainda não pesquisei a fundo. Conheci recentemente, mas pelo pouco que vi pude perceber que é um bom lugar pra aprender. Há tutoriais do nível principiante ao avançado. Ponto fraco: Todo em Inglês.


NOTA: Perceba que todos os sites bons que tratam do assunto CSS com mais cuidado estão em inglês, mas com um pouquinho de paciência verá que não são difíceis de entender, até para aqueles que não sabem nem o que é CSS. Portanto, os pontos fracos listados acima não são muito relevantes pra quem tem vontade de aprender.

Se você tiver alguma dúvida ou mais sugestões sobre sites e CSS, deixe seu comentário. (Y)




João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks