9 de agosto de 2009

Semana do Sketch no Insight!



Depois de muito observar, acompanhar e nos deixarmos influenciar pelo sketch, vamos dedicá-lo uma série de artigos, durante esta segunda semana do mês de agosto. Cada dia um tema diferente, mas totalmente voltado para esta arte.

Antes de mais nada, o Sketch, clara e objetivamente, significa esboço. É uma forma rápida de executar um desenho ou idéia à mão livre que, a priori, não é dado como concluído. Tem como instrumentos básicos papel, lápis ou caneta, apesar de o giz e carvão serem utilizados para este fim também.

Ilustradores, arquitetos e publicitários, por exemplo, têm sempre um sketchbook (caderno de rascunho) à mão. Afinal, uma idéia brilhante pode ocorrer durante o café da manhã. Mas não é preciso ser um profissional de criação, muito menos um Rembrandt, Goya ou um Van Gogh da vida. Como disse o talentossíssimo Jason Santa Maria, ‘cadernos de rascunho não são apenas para bons artistas, são para bons pensadores’.

Você já deve ter percebido que o sketch está em todo lugar, não é? Principalmente na internet. São muitos os sites e blogs, pessoais ou não, que têm, pelo menos, um elemento de composição baseado nesse estilo. E é sobre isso que vamos abordar nesta semana. Veja a programação abaixo:



10/08Portfólio da Semana #12: Serão apresentados os sketches de um dos autores do Insight, João Alvarenga.


11/08O Sketch no Web Design: Exemplos de sites e blogs que usam o sketch como elemento de composição.



12/08 10 ilustradores talentosos e seus sketches: uma seleção de alguns dos melhores ilustradores feita pela equipe Insight.



13/0810 Packs de ícones inspirados no Sketch: mais uma seleção, desta vez com ícones comumente utilizados em sites e páginas pessoais na web.



14/0830 Fontes Inspiradas no Sketch: fontes aparentemente escritas à mão livre são o motivo desta seleção.



15/08Aprenda a fazer um belíssimo portfólio no estilo sketch no photoshop: João Alvarenga ensinará passo a passo a criar um portfólio no melhor estilo sketch.





E aí, tudo pronto para embarcar com a gente para o mundo dos rabiscos? Está imperdível! Estamos te esperando!


P.S.: O Insight está realinhado e gostaríamos de saber a sua opinião. Para isso, responda à nossa pequena enquete. Não dói e é rapidinho :)


Jéssica A.

She is passionate about old movies, vintage and classic books, but she can not live without internet. Co-founder and editor of Insight. You can find out more about her on the links below:

Twitter Trackbacks