Descrever um processo criativo é algo até pretencioso, pois nós nunca sabemos de onde e de que maneira virá o próximo insight. Porém é valido considerar e conhecer os caminhos que outras pessoas utilizam para se inspirar. Foi pensando nisso que fiz um resumo - em tópicos - do nosso próprio processo criativo para criação de templates na esperança de servir de parâmetro para você também.
Galerias - O primeiro passo que qualquer designer dá para a criação de alguma trabalho é pensar no tema. Este pode ser de qualquer coisa, até o mais abstrato possível. Com a gente não é diferente. Escolhemos qual tema/estilo abordar e a partir disso buscamos os recursos necessários para nos auxiliar neste processo; sejam brushes, ícones, tutoriais, etc. Nesta primeira etapa é quando visitamos as muitas galerias CSS e até mesmo galerias de templates em busca de um padrão inicial e comparativo, tomando todo o cuidado para não criarmos algo que já existe. As galerias que recomendo são:
Sketches - Nós somos da década de 80, então, muitas vezes as idéias ganham vida numa folha de papel, o que aconteceu com muitos dos templates que disponibilizamos para download e todos os que fizemos para o Insight. Após o esboço, passamos tudo para o Photoshop, onde o aperfeiçoamos. Veja alguns dos sketches que fizemos:
![]() | ![]() |
Música – Há aqueles momentos em que não temos nem idéia de onde começar. Pode ser a falta de um tema, um bloqueio criativo ou simplesmente não conseguimos juntar nossas idéias de forma coerente. Quando isso nos acontece, paramos tudo e esperamos o brainstorm se acalmar um pouco. Em todos os casos que isso aconteceu, por coincidência ou insight mesmo, nós praticamente psicografamos o desenho do template por causa de uma música, que foi o que aconteceu com os seguintes templates:
Título do template – Dar nome a um template não é tarefa fácil, porque pensamos em tudo: se ele combina com o tema, se é chamativo, se pode vir a causar uma má impressão e etc. Pelo menos é assim que desenvolvemos esta parte. Muitas vezes, olhamos para o tema - em andamento ou pronto - e o nome surge de forma inesperada, sem qualquer referência. Mas a maioria dos nossos templates são batizados a partir de músicas, seja o título ou uma trecho delas.
Cold Water – Título de uma música do Damien Rice
Burn out Bright – Trecho da música Learn to Fly do Foo Fighters
Not a monster – Brincadeira feita com o título da música Not na addicted do K’s Choice
Hello, sailor – mais uma brincadeira. Desta vez com a música Girl Sailor, da banda The Shins
Driftwood Mag - Título de uma música da banda Travis
Assim, encerramos esta espécie de receita que é o nosso processo de criação dos templates. Espero que de um jeito ou de outro o que apresentamos aqui possa ser proveitoso para você.
Até!
Este post faz parte da Semana Blogger Templates, uma realização exclusiva do Insight. Mostre-nos o quanto você gostou comentando e compartilhando com seus amigos!