23 de outubro de 2009

Como é o processo criativo do Insight



Descrever um processo criativo é algo até pretencioso, pois nós nunca sabemos de onde e de que maneira virá o próximo insight. Porém é valido considerar e conhecer os caminhos que outras pessoas utilizam para se inspirar. Foi pensando nisso que fiz um resumo - em tópicos - do nosso próprio processo criativo para criação de templates na esperança de servir de parâmetro para você também.

Galerias - O primeiro passo que qualquer designer dá para a criação de alguma trabalho é pensar no tema. Este pode ser de qualquer coisa, até o mais abstrato possível. Com a gente não é diferente. Escolhemos qual tema/estilo abordar e a partir disso buscamos os recursos necessários para nos auxiliar neste processo; sejam brushes, ícones, tutoriais, etc. Nesta primeira etapa é quando visitamos as muitas galerias CSS e até mesmo galerias de templates em busca de um padrão inicial e comparativo, tomando todo o cuidado para não criarmos algo que já existe. As galerias que recomendo são:










Sketches - Nós somos da década de 80, então, muitas vezes as idéias ganham vida numa folha de papel, o que aconteceu com muitos dos templates que disponibilizamos para download e todos os que fizemos para o Insight. Após o esboço, passamos tudo para o Photoshop, onde o aperfeiçoamos. Veja alguns dos sketches que fizemos:














Cold Water















Floating Away




Música – Há aqueles momentos em que não temos nem idéia de onde começar. Pode ser a falta de um tema, um bloqueio criativo ou simplesmente não conseguimos juntar nossas idéias de forma coerente. Quando isso nos acontece, paramos tudo e esperamos o brainstorm se acalmar um pouco. Em todos os casos que isso aconteceu, por coincidência ou insight mesmo, nós praticamente psicografamos o desenho do template por causa de uma música, que foi o que aconteceu com os seguintes templates:










Título do template – Dar nome a um template não é tarefa fácil, porque pensamos em tudo: se ele combina com o tema, se é chamativo, se pode vir a causar uma má impressão e etc. Pelo menos é assim que desenvolvemos esta parte. Muitas vezes, olhamos para o tema - em andamento ou pronto - e o nome surge de forma inesperada, sem qualquer referência. Mas a maioria dos nossos templates são batizados a partir de músicas, seja o título ou uma trecho delas.

Cold Water – Título de uma música do Damien Rice

Burn out Bright – Trecho da música Learn to Fly do Foo Fighters

Not a monster – Brincadeira feita com o título da música Not na addicted do K’s Choice

Hello, sailor – mais uma brincadeira. Desta vez com a música Girl Sailor, da banda The Shins

Driftwood Mag - Título de uma música da banda Travis

Assim, encerramos esta espécie de receita que é o nosso processo de criação dos templates. Espero que de um jeito ou de outro o que apresentamos aqui possa ser proveitoso para você.
Até!





Este post faz parte da Semana Blogger Templates, uma realização exclusiva do Insight. Mostre-nos o quanto você gostou comentando e compartilhando com seus amigos!


João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks