14 de fevereiro de 2010

Tendências para o web design em 2010


Apontar quais serão as tendências para um determinado período de tempo no web design não é uma tarefa fácil, principalmente se levarmos em consideração a vasta coleção de recursos e aplicativos que foram lançados recentemente e tantos outros que já estão no forno, tais como o CSS3 e HTML5. Por ser um campo de infinitas possibilidades e alta rotatividade, algumas tendências perpetuam, enquanto outras desaparecem num curto espaço de tempo.

Mesmo sabendo disso, as tendências existem e graças ao bom senso são respeitadas . Por esse motivo, preparei este artigo, onde pontuarei quais são as tendências mais fortes para 2010, no web design.

Tipografia

Um dos carros-forte da web e que até então era pouco debatido é a Tipografia, que ultimamente vem sendo bastante discutida e ganhando atenção especial por parte dos designers. Apesar do grande apelo visual baseado no uso exagerado de imagens existentes na web atualmente, há quem diga que a tipografia e a nova imagem.


Fontes Serifs

As fontes Sans-serif, (Arial, Verdana, Helvetica) até então eram as mais utilizadas no design de páginas web. Porém, em 2009, muitos designers se apaixonaram pelo uso de fontes serif, a exemplo da Georgia, na composição de seus trabalhos. Isso resulta numa aposta certa para o ano de 2010, você com certeza verá muitos sites/blogs utilizando esse tipo de fonte.


Veja outros argumentos no artigo: The next Serif trend

Títulos grandes no cabeçalho

Uma das tendências apontadas para o ano passado, perdurou e vem ganhando cada vez mais adeptos e destaque, já que valoriza mais o nome/ logo da página ou até mesmo a descrição da mesma.


Veja outros argumentos no artigo: Big Fonts in Web Design

Planos de fundo texturizados

À primeira vista pode não parecer uma grande novidade, já que a implementação de interfaces texturizadas foram bastante comuns na web em 2009. A diferença agora está no tipo de textura utilizado. O uso do Light Noise está em alta, deixando de lado texturas carregadas como as que se assemelham a tábuas de madeira.


Veja outros argumentos no artigo: Web Design: Grain Texture

Minimalismo

Mesmo não sendo um estilo novo, o minimalismo foi reaparecendo aos poucos no decorrer do ano passado, ganhando mais força que nunca, graças ao intenso desejo por simplicidade, inteligibilidade e velocidade na construção de páginas web.


Veja mais exemplos nas galerias: Minimal Sites Minimal Exhibit

Mudança de perspectiva

Sabe aquele layout inspirado em desktop que virou febre? Pois é, digamos que ele já não é tão bem quisto pela comunidade de designers. Esse plano de perspectiva virou um clichê tão grande que os designers passaram a inovar, buscando novos ângulos e perspectivas mais criativos para seus trabalhos, dando mais realismo a seus sites com o uso da perspectiva em 3d.


A morte da nuvem de tags

Quando ela foi lançada, no auge da web 2.0, foi vista como um recurso estético e prático de alta qualidade, porém hoje em dia é apontada por muitos designers como inútil e anti-estética.


Veja outros argumentos no artigo: The Death of Tag Clouds

Rodapés gigantes

Em um artigo publicado na Revista W n° 114, o designer Elliot Jay Stocks descreve o rodapé (footer) como o local ideal para se colocar informações adicionais de um blog/site, uma vez que assim não criaria nenhum conflito com a área mais importante da página: os artigos. Essa tendência vem sendo fortemente adotada, gerando cada vez mais rodapés únicos, belos e cheios de informações.


Navegação interativa

Com tantos novos recursos, aplicativos e um crescente número de usuários com acesso a conexões de banda larga, muitos designers não se sentem mais inibidos em criarem interfaces mais interativas e criativas com o uso do flash e ou bibliotecas javascript, o que resulta em experiências memoráveis em páginas que são no mínimo verdadeiras obras de arte


CSS3

Mesmo não sendo compatível com navegadores antigos e com o IE, o CSS3 vem ganhando força e sendo em larga escala utilizado sem restrições por muitos designers, mesmo que em caráter experimental. Seus principais recursos são:

Text-shadow

Utilizado para dar efeito de profundidade e relevo em textos.


RGBA

Utilizado para criar fundos semi-transparentes sem o uso de imagens.


Border-radius

Efeito de bordas arredondadas sem o uso de imagens.


Animações

Por enquanto este recurso só está disponível para navegadores webkit, como Google Chrome e Safari. Ele permite a criação de movimento e outras animações sem o uso de bibliotecas javascript ou Flash.



João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks