26 de fevereiro de 2009

Você sabe o que é Vintage Style?


Numa pequena pesquisa que fiz, descobri elementos que podem nos ajudar a compreender este estilo tão difundido na moda, decoração e trabalhos gráficos. Como já dissemos aqui anteriormente, está mais atual do que imaginamos.

Denominam-se também Vintage os vinhos do porto mais especiais que se caracterizam por ter a capacidade de envelhecer dentro da garrafa, sendo pois um vinho do porto não filtrado que ganha sabores muito especiais com o passar dos anos. Wikipédia

Para melhorar o significado e trazê-lo à luz da nossa realidade, este estilo nos mostra, de forma clara e original, de qual época determinados objetos, imagens, personalidades pertencem. O Retrô, que muitas vezes é confundido com o vintage, nada mais é do que uma reedição destes mesmos elementos na atualidade, ou seja, ressuscita o ‘velhinho’.

O termo vintage é muito familiar, consequência do advento das pin ups em tudo o que é arte, por exemplo. As melhores referências do estilo estão entre os anos 1950 a 1980. Por isso, todos os elementos que o norteiam deixam aquele clima de nostalgia no ar por haver objetos e/ou personalidades que fizeram parte do nosso passado. Daí surge a pergunta que deu origem ao post: Que elementos compõem o estilo vintage? Separei para vocês alguns segredinhos que estão por trás dos projetos deste “velhinho ressuscitado”, apresentados de forma tão jovem, romântica, sutil e, por vezes, ousada. Veja abaixo alguns exemplos clássicos:

Cartazes de filmes, vinis, anúncios;



Rádios, TVs ou telefones antigos;



Tipografia antiga;



Objetos antigos;



Carros antigos;



Pin ups;



Velhas embalagens;



Velhas fotografias;




Visitei alguns sites/blogs nos quais predominam o estilo em questão e percebi que muitos designers trabalham duro para que as ilustrações estejam sempre em evidência. Um exemplo disso é nosso template Hello, Sailor, que possui uma linda pin up no header (saiba mais aqui).


Nota: Devido a problemas técnicos, publicaremos o template Burn Out Bright na segunda-feira. Pedimos desculpas pelo transtorno. A boa notícia é que estamos voltando à programação normal. Sinta-se à vontade para visitar nossa galeria e deixar nos comentários a sua impressão.


Imagens extraídas de diversas comunidades do Flickr


Jéssica A.

She is passionate about old movies, vintage and classic books, but she can not live without internet. Co-founder and editor of Insight. You can find out more about her on the links below:

Twitter Trackbacks