29 de abril de 2009

Lomografia: A arte de promover a volta ao passado



Lomografia é um fenômeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash. O processo consiste no recebimento contínuo de luz que é feito através do sistema de exposição automático, que chega a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a foto fica com uma moldura circular. (Wikipédia)

A "Lomomania" começou em Praga, no início da década de 90 quando um casal de estudantes vienenses, de férias na cidade, descobriu uma pequena e enigmática máquina russa, a Lomo Kompakt Automat. Os estudantes fotografaram tudo, muitas vezes ao acaso e de forma imprevisível. De volta ao lar, eles ficaram fascinados pela cor, luz, qualidade e diversidade de poder e expressão das imagens. Assim, eles criaram um novo estilo artístico da fotografia experimental, fundando a LSI (Lomographic Society International).

Selecionei algumas imagens do We Heart it para que você perceba o valor artístico que a lomografia tem. Enjoy!















Veja mais imagens da "lomomania" que estão nas comunidades do Flickr:

e-lomography

Digital Lomography

Lomography Films

Lomography Japan


Jéssica A.

She is passionate about old movies, vintage and classic books, but she can not live without internet. Co-founder and editor of Insight. You can find out more about her on the links below:

Twitter Trackbacks