25 de abril de 2009

Aplicando o 5S no seu blog



Geralmente uma das tarefas mais difíceis quando se tem um blog, é escolher como ele será em termos de template, ferramentas, disposição dos elementos, cores das fontes e mais uma gama de detalhes que definirão a mensagem visual que você deseja transmitir. Levando em consideração que essa mensagem é de vital importância para a ‘audiência’ e sucesso do seu blog, vamos abordar hoje uma metodologia simples e não menos importante para que você organize-o da melhor maneira possível.


Essa metodologia que adotei baseia-se no famoso 5S, que é na Administração uma melhoria da eficiência no ambiente de trabalho. O 5S pode ser aplicado em qualquer aspecto de nossas vidas e foi por esse motivo adaptei-o para esse fim. Os 5Ss para este caso são:

Senso de utilização: Tenha em mente o que você realmente precisa ter no seu blog e qual será o tipo de conteúdo. Descarte os elementos que você considera desnecessários e passe a priorizar aqueles que são coerentes com os objetivos do seu blog. Este procedimento diminuirá os obstáculos que você ou o visitante irão encontrar na navegação do seu blog.

Senso de organização: Como a própria expressão já diz, foca a organização do blog. Mantenha os elementos e ferramentas nos seus devidos lugares de forma a não confundir o visitante e valorizar mais o conteúdo do blog. Lembre-se que o motivo de criar um blog se deve ao fato de que você tem algo a dizer ou mostrar.

Senso de limpeza: Observe agora o seu blog. O que está sobrando? O que está fora do lugar? Para simplificar: onde a faxina deve ser feita, na blogroll, nos selos ou no número de postagens por página? São nesses aspectos que entra o senso de limpeza, que deve ser feito constantemente.

Senso de padronização: Nesse caso vem à tona a questão do template. Escolha um que esteja de acordo com o seu conteúdo e seja esteticamente viável. Tenha sempre em mente a padronização dos elementos do blog; se eles estão combinando, se as cores estão padronizadas e legíveis, se a tipografia é adequada ao template e se seus textos estão justificados.

Senso de auto-disciplina: Se você conseguir aplicar os outros 4Ss, esse senso te propõe um hábito constante. Entretanto, se você decidir utilizar um novo template ou adotar novos elementos e práticas, é indispensável que você faça uma revisão de todos os outros 4Ss .

Após ler a adaptação que fiz dos 5Ss, você me pergunta: Por que eu preciso aplicá-los? A resposta é simples. Isso não é uma obrigação, é um conjunto de sugestões para que você otimize o seu espaço na web de uma forma simples, correta e esteticamente bonita. Por exemplo: você passa muito tempo num blog/site com o fundo é azul e a fonte dos textos vermelha? Ou quando a mesma é demasiada pequena? Ou seus elementos estão amontoados ou fora de ordem?

Foi pensando nisso que surgiu a idéia de publicar este artigo, que irá trazer benefícios para o seu blog. Espero que seja de grande utilidade para você.

*Artigo dedicado ao Movimento Blog Voluntário.


João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks