Ao ler a entrevista com o Jason Calacanis na edição 103 da Revista Www.com.br, fiquei chocada com tantas “verdades” ditas sobre a blogosfera. A palavra verdade está entre aspas porque dizer que a blogosfera está regredindo pode não ser uma verdade do senso comum. Jason pondera que atualmente “blogar é diferente”. Vamos entender por que ele pensa assim?

Calacanis foi um dos blogueiros mais prolíferos da web. Ele é fundador do Weblogs, Inc. Agora, desistindo da blogosfera, está tentando reinventar o mecanismo de busca com o projeto Mahalo, lançado há um ano e meio. Ele garante que seus artigos são melhores que os do Wikipédia porque tem pessoas reais e pagas trabalhando e checando-os de fato.
Sobre a blogosfera, Jason afirma que no início os blogs permitiam uma troca de idéias autêntica e “hoje eles têm mais a ver com marketing, promoção e iscar links”. Em geral regrediram, mas ele admite que ainda existam ótimos blogs, só a maioria deles não promove uma troca essencialmente autêntica. “A blogosfera está numa encruzilhada. Ou encontram uma forma de lidar com todo o ruído ou irão entrar em colapso”, diz.
Concordar ou não com as declarações do Jason não é o mais importante. O motivo de compartilhar fragmentos desta entrevista foi para nos fazer refletir. Ficam as perguntas no ar:
O que estamos publicando em nossos respectivos blogs é original?
Só estamos ‘tapando os buracos’ com assuntos repetitivos e irrelevantes declarando coerência para atrair comentários e links?
Quais os nossos reais objetivos perante a blogosfera?
Jason Calacanis tem 37 anos, é CEO e fundador do Weblogs, Inc; Vice-presidente sênior da AOL e gerente geral do Netscape.
*Artigo dedicado ao Movimento Blog Voluntário.