21 de maio de 2009

Recursos para web design: jQuery



Quando se planeja a criação de um site, uma das principais preocupações dos designers é a interatividade que o produto terá com seu visitante. Hoje, mais do que nunca, isso não é só “mais uma artimanha” e sim uma necessidade, tanto esteticamente quanto funcionalmente. É a partir deste ponto que surge o inevitável uso do jQuery.

jQuery nada mais é do que uma biblioteca de javascripts que interagem com sua página. Tá bom, agora falando no popular e para fácil entendimento, ele irá transformar seu site num espaço mais interativo e atrativo, o que, automaticamente, torna a navegação mais agradável.
Abaixo segue uma lista que fiz com algumas de minhas principais fontes de tutoriais e exemplos de sua aplicação:

Good Tutorials - Esse mesmo site foi publicado nos outros dois artigos desta pequena série e traz, como ponto forte, a enorme gama de tutoriais no seu arquivo. Vale à pena dedicar algumas horas vagando pelas páginas do site, lá você encontrará coisas incríveis e que certamente serão de grande proveito.

Queness – Conheço há pouco tempo. Não me aprofundei muito no arquivo do site, mas o pouco que vi encontrei tutoriais ótimos, um excelente padrão e ferramentas fantásticas.


CSS Tricks – Também já mencionado no artigo anterior da série. JQuery não era o forte deste site mas, de uns tempos pra cá, tem trazido aplicações maravilhosas e se aprofundado bem no assunto.

Script and Style – Do mesmo criador do CSS Tricks, este funciona como uma espécie de bookmarking . Na verdade, só esse site já te manteria lá por muito tempo, sem que precisasse recorrer a outros. Sempre com os melhores tutoriais e artigos sobre o assunto e atualizado constantemente. É o tipo de site que não pode faltar no seu leitor de feeds.

Para se aprofundar ainda mais no Jquery, recomendo que você confira este excelente artigo publicado no Smashing Magazine:



Infelizmente não encontrei nenhum site de língua portuguesa de qualidade que trate desse assunto tão bem quanto os de língua inglesa, mas se você conhece algum, compartilhe conosco mandando o link pra gente. Seria muito bom divulgar um site brasileiro nessa lista.


João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks