20 de maio de 2009

Helvetica, a fonte



Semana passada, enquanto preparávamos a nova cara do Insight Your Blogger, rolava nas principais faculdades de design gráfico do Rio de Janeiro e São Paulo, a exibição do documentário Helvetica, do diretor Gary Hustwit. O filme foi lançado em 2007 em comemoração aos 50 anos da fonte. Entenda por que ela é tão popular.




Criada em 1957 na Suíça, a helvetica é conhecida por ser desprovida de características, ter uma geometria limpa, simples e possuir uma legibilidade máxima. Dotada destas distinções a fonte tornou-se famosa, sendo utilizada em qualquer aplicação do design. Resumindo a fama da helvetica, diria que é o que costumamos chamar de ‘o novo preto’. Entra tendência, sai tendência e ainda é a melhor escolha para trabalhos gráficos trazendo um quê de contemporaneidade e transmitindo a mensagem de maneira neutra.

Mas nem tudo são flores. Por ser a escolha de 9 entre 10 designers, alguns a consideram entediante, inexpressiva, ou seja, clichê. Em contrapartida, a Arial, que foi lançada pela Microsoft, é criticada por ser ‘cópia inferior’ da helvetica, já que não possui sua sutileza e elegância.

Procurando por imagens do cotidiano onde a helvetica está presente, encontrei este álbum no Flickr repleto de citações usando a fonte de uma forma bem divertida e gostosa de ler. Achei tão bacana que resolvi compartilhar.


Veja aqui o trailer do documentário, que está disponível para download e foi o motivo para este artigo.


Jéssica A.

She is passionate about old movies, vintage and classic books, but she can not live without internet. Co-founder and editor of Insight. You can find out more about her on the links below:

Twitter Trackbacks