Semana passada, enquanto preparávamos a nova cara do Insight Your Blogger, rolava nas principais faculdades de design gráfico do Rio de Janeiro e São Paulo, a exibição do documentário Helvetica, do diretor Gary Hustwit. O filme foi lançado em 2007 em comemoração aos 50 anos da fonte. Entenda por que ela é tão popular.

Criada em 1957 na Suíça, a helvetica é conhecida por ser desprovida de características, ter uma geometria limpa, simples e possuir uma legibilidade máxima. Dotada destas distinções a fonte tornou-se famosa, sendo utilizada em qualquer aplicação do design. Resumindo a fama da helvetica, diria que é o que costumamos chamar de ‘o novo preto’. Entra tendência, sai tendência e ainda é a melhor escolha para trabalhos gráficos trazendo um quê de contemporaneidade e transmitindo a mensagem de maneira neutra.
Mas nem tudo são flores. Por ser a escolha de 9 entre 10 designers, alguns a consideram entediante, inexpressiva, ou seja, clichê. Em contrapartida, a Arial, que foi lançada pela Microsoft, é criticada por ser ‘cópia inferior’ da helvetica, já que não possui sua sutileza e elegância.
Procurando por imagens do cotidiano onde a helvetica está presente, encontrei este álbum no Flickr repleto de citações usando a fonte de uma forma bem divertida e gostosa de ler. Achei tão bacana que resolvi compartilhar.
