18 de maio de 2009

O lado obscuro do photoshop



Já falei anteriormente sobre a importância da ferramenta Photoshop no web design. É verdade que sua aplicação vai muito além. Com o advento da era digital, sua presença está envolvida em tudo relacionado à imagem de forma latente, e a cada dia que passa mais popular. Como tudo na vida tem dois lados, com o uso do Photoshop não seria diferente. Conheça um pouco mais sobre sua utilização no lado negro da força.

Seria muito clichê mostrar neste artigo sua utilização em campanhas publicitárias, que muitas vezes são bizarras. Hoje encontramos esta vertente facilmente no blog Photoshop Disasters, assim como em tantos outros especializados no assunto. Por isso hoje vou mostrar um pouco de outra faceta, algumas vezes ignorada, do Photoshop.

Fotografias Jornalísticas

É fato que fotos com altos contrastes, efeitos de iluminação e tudo mais, causam muito mais impacto. Em alguns casos, esses tons dramáticos aplicados artificialmente, refletem no espectador uma aparência gravemente distorcida da realidade, com o objetivo ora para promoverem grandes fotógrafos, ora para fins apelativos (mídia sensacionalista). Encontrei no site dinamarquês, Presse Fotograffor Fundet, um artigo que traz como título “Photoshop demais? Julgue você mesmo”. Nele, um fotográfo participante de um concurso aceitou entregar as fotos originais para comparação. O resultado foi este:

Antes



Depois


Antes


Depois


Militar

Recentemente foi publicada uma foto retratando o poder bélico do Irã. O intuito dos iranianos era mostrar que eles estão preparados para revidar qualquer ataque. Isso foi notícia em grandes jornais e revistas. O que os editores não sabiam é que não passava de mais uma artimanha do Photoshop. A foto, que trazia 4 mísseis de longo alcance, havia sido editada. Na verdade eram só 3 mísseis.

Antes


Depois


Estratégia

No final do ano passado, rumores de que o ditador sul-coreano Kim Jong ll estaria muito doente, senão morto, fez com o que o governo coreano apresentasse ao mundo uma foto onde o mesmo estava posando saudavelmente junto a uma unidade militar. Uma imagem suspeita que não demorou muito para ser desmascarada. Julgue você mesmo.

A foto suspeita


Uma foto antiga. Não tá igual?


João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks