9 de junho de 2009

Entrevista com o ilustrador Zé Otavio



Zé Otavio é um ilustrador, natural de Olímpia, interior de São Paulo, mas reside atualmente em Londres. Nos últimos anos entrou para a SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil). Descobri seu trabalho através da Revista Ilustrar e fiquei impressionada. Enquanto lia a entrevista e conferia seu trabalho no portfólio, me perguntava como ele conseguia ser tão original nas expressões de suas ilustrações. E descobri como. Ele, gentilmente, nos deu a oportunidade de conhecer melhor seu trabalho, suas inspirações, influências, conquistas e seus projetos atuais.

Insight: Primeiramente, obrigada por nos permitir exibir alguns dos seus trabalhos e nos conceder a entrevista. Fale um pouco sobre você e sua carreira.


Zé Otavio: Nasci em Olímpia interior do estado de São Paulo. Mudei para uma pequena cidade chamada Jales onde fiquei até os meus 18 anos. Aos 11 anos meu pai me levou até São Paulo e fiquei emocionado com as pessoas, com os grafites e com a madrugada. Tomei a silenciosa e confusa decisão de que viria estudar, desenhar, trabalhar por essas bandas.

No entanto, não estudei muito (desenho) até os 18 anos, fazia apenas alguma ou outra caricatura do colega ao lado até o dia que comprei uma revista que tinha acabado de sair, a Simples. Fiquei louco com o design e os assuntos, e no ano de 2001 decidi de vez que queria fazer alguma coisa relacionada a revistas (comecei a pensar no que era preciso para trabalhar na produção visual de uma revista. Foi assim que fiz a opção pelo curso de Design Gráfico). Vim pra São Paulo e um monte de portas se abriu. No começo não soube qual atravessar. Trabalhei e estudei fotografia, design gráfico, depois vídeo, e mais algumas coisas em que não consegui me adaptar. Foi quando comecei estagiar e a trabalhar com o Céu D’Ellia. Sendo seu assistente, é que as coisas mudaram completamente. Aprendi a ter foco e a me organizar, o que revitalizou a minha paixão pelo desenho. Concluí que queria trabalhar com ilustração. O interesse sobre as revistas voltou e tive como objetivo trabalhar para as principais editoras do país.

De dois anos e meio pra cá muitas coisas aconteceram. Consegui um certo norte. Mostrando meu portfólio na Revista Ilustrar, conheci grandes ilustradores que tornaram meus amigos, realizei trabalhos para algumas importantes revistas brasileiras, entrei para SIB, Sociedade dos Ilustradores do Brasil e fui convidado a integrar o time de ilustradores da Galeria Magenta.

I: Quais são suas maiores influências?


ZO: Quando estava na faculdade, um professor me mostrou trabalhos dos fotógrafos Larry Clark, Nan Goldin e Francesca Woodman. Acredito que aprendi muito a compor e a buscar a expressão nas imagens que crio com eles. Em termos de desenho, eu sempre tive uma afinidade com o trabalho do Egon Schiele, uma caída pelos trabalhos do Andy Warhol. Depois descobri o trabalho do Tide Hellmeister e o do Miran, dois excelentes artistas gráficos que são referências importantes para mim.


I: Que ferramentas você utiliza para a composição do seu trabalho?


ZO: Uso lapiseira 0.7 com grafite azul para esboçar, caneta esferográfica, de eferência a famosa Bic, lápis dermatográfico, canetas Posca, papeis sulfite, couché, Bristol, fitas crepe e isolante, durex, eventualmente ecoline e guache e, é claro, se o tabalho será impresso, finalizo no photoshop CS3.


I: Vimos que você exibe sua arte em vários sites. Você teme a apropriação indevida? Como você se defende?

ZO: Eu me defendo com uma mensagem em meu site e em meu blog que em todas as imagens ali presentes os direitos são reservados ao autor e não é permitida a reprodução comercial ou para outros fins sem a prévia permissão deste. Porém, outro dia, um amigodisse que viu um desenho meu, no caso um retrato de Thom Yorke, na camiseta de uma pessoa num show do Radiohead. Enfim, não dá pra deter esses pequenos casos. E nem quero. Não acho que este seja um problema, o porem é quando envolve algo maior, alguém querendo ganhar em cima do seu trabalho sem te dar nenhum retorno.


I: Onde podemos encontrá-lo na web? (twitter, blog, portfólio, etc.)


ZO: O meu blog e o meu flickr, que atualizo freqüentemente com sketches, trabalhos e originais e o meu website. Para saber o que eu ando fazendo nesse exato momento você pode me achar no twitter e você pode ver e adquirir algumas artes originais na Galeria Magenta.


I: Para finalizar conte-nos sobre seus atuais e futuros projetos.

ZO: Atualmente estou indo cada vez mais a fundo nos meus trabalhos pessoais. Continuo com os trabalhos encomendados, estou morando em Londres, aonde basicamente vim estudar, morar e principalmente mostrar meus trabalhos para as principais editoras e agencias do Reino Unido.









Imagens extraídas do Flickr de Zé Otavio.


Jéssica A.

She is passionate about old movies, vintage and classic books, but she can not live without internet. Co-founder and editor of Insight. You can find out more about her on the links below:

Twitter Trackbacks