11 de junho de 2009

O mundo contra o IE6



O Insight, desde o princípio, abraçou o movimento anti-IE6. Desenvolver templates e/ ou layouts que tenham um cross-browser perfeito é uma tarefa demasiadamente complicada por conta deste navegador. Mas antes de o boicotarmos devemos saber por que ele ainda é um dos mais usados e, conseqüentemente, avaliar os contras desta ação.


É fato, matematicamente comprovado, que o IE6 ainda hoje ocupa uma parcela absurda dentre os navegadores mais utilizados, levando em consideração todo o avanço alcançado desde o seu lançamento, no mercado dos navegadores. Os motivos para que isso ainda ocorra são muitos, mas irei destacar somente os dois principais e nem tão óbvios assim:

a) Muitas pessoas não têm escolha. Elas acessam a internet de seus trabalhos ou instituições de ensino , onde o navegador padrão é o IE6. Sendo assim, elas não têm autonomia sobre suas escolhas e as empresas/escolas ainda não se preocupam tanto se os funcionários/alunos estão usando um navegador decente.

b) Existem aqueles que são leigos no assunto. Para eles, tanto faz como tanto fez e, algumas vezes, tem receio (ou preguiça) de passar a usar um novo navegador. Infelizmente.

Um ponto muito importante antes de qualquer mudança drástica nos seus padrões, é analisar qual é o seu público, entendê-lo e orientá-lo. Se 80% dos visitantes do seu blog/site ainda usa o IE6, não seria nada interessante não suportá-lo da noite para o dia. O que deve ser feito é o trabalho em conjunto. Mostre a relevância de se manter atualizado nesse quesito e com certeza essa informação será difundida mais rapidamente.

Fiz uma pequena lista que abrange desde campanhas anti-IE até pessoas bacanas que estão dispostas a te ajudar a criar um site compatível com esta antiguidade. Boa sorte.

QuirksmodeHacks para IE6.

Dean EdwardsEsse cara criou um script que soluciona um monte de problemas do IE6.

I dropped IE6Um site bem humorado que lista os sites que não suportam mais o navegador.

Bringdown IE6Campanha da revista .NET( Www.com.br aqui no Brasil) contra o IE6.


João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks