
O Insight, desde o princípio, abraçou o movimento anti-IE6. Desenvolver templates e/ ou layouts que tenham um cross-browser perfeito é uma tarefa demasiadamente complicada por conta deste navegador. Mas antes de o boicotarmos devemos saber por que ele ainda é um dos mais usados e, conseqüentemente, avaliar os contras desta ação.
É fato, matematicamente comprovado, que o IE6 ainda hoje ocupa uma parcela absurda dentre os navegadores mais utilizados, levando em consideração todo o avanço alcançado desde o seu lançamento, no mercado dos navegadores. Os motivos para que isso ainda ocorra são muitos, mas irei destacar somente os dois principais e nem tão óbvios assim:
a) Muitas pessoas não têm escolha. Elas acessam a internet de seus trabalhos ou instituições de ensino , onde o navegador padrão é o IE6. Sendo assim, elas não têm autonomia sobre suas escolhas e as empresas/escolas ainda não se preocupam tanto se os funcionários/alunos estão usando um navegador decente.
b) Existem aqueles que são leigos no assunto. Para eles, tanto faz como tanto fez e, algumas vezes, tem receio (ou preguiça) de passar a usar um novo navegador. Infelizmente.
Um ponto muito importante antes de qualquer mudança drástica nos seus padrões, é analisar qual é o seu público, entendê-lo e orientá-lo. Se 80% dos visitantes do seu blog/site ainda usa o IE6, não seria nada interessante não suportá-lo da noite para o dia. O que deve ser feito é o trabalho em conjunto. Mostre a relevância de se manter atualizado nesse quesito e com certeza essa informação será difundida mais rapidamente.
Fiz uma pequena lista que abrange desde campanhas anti-IE até pessoas bacanas que estão dispostas a te ajudar a criar um site compatível com esta antiguidade. Boa sorte.
Quirksmode – Hacks para IE6.
Dean Edwards – Esse cara criou um script que soluciona um monte de problemas do IE6.
I dropped IE6 – Um site bem humorado que lista os sites que não suportam mais o navegador.
Bringdown IE6 – Campanha da revista .NET( Www.com.br aqui no Brasil) contra o IE6.