14 de junho de 2009

Recursos para web design: Bancos de imagens e texturas



Não é nenhuma novidade que todo web designer ou designer gráfico precisa ter um excelente banco de imagens ao seu dispor. Seja para compor cenários, para usá-las como modelos ou para aplicar texturas em suas obras, dentre uma infinidade de possibilidades. E mesmo sendo algo tão necessário, às vezes é difícil achar fontes de qualidade, sites que ofereçam pacotes em alta resolução gratuitamente. Por isso fiz questão de selecionar alguns sites que disponibilizam para download imagens excelentes da forma tão querida e conhecida, 0800.

Lógico que o que é bom e de graça a gente sempre quer, então como são excelentes fontes para mim, certamente serão para você também.

Lost and Taken – Conheci por acaso no Bittbox e desde então faço visitas regulares, ampliando meu acervo. O cara, Caleb Kimbrough, disponibiliza texturas incríveis que frequentemente são disponibilizadas também no Bittbox. Os packs contém imagens em alta resolução e são totalmente gratuitas.

Deviant Art – Conhecido por todos. Esse portal oferece uma gama enorme de reforços e quase todos de qualidade. Digo quase todos porque nem tudo é em alta resolução. Lá você encontrará excelentes imagens e texturas, tudo bem dividido e com navegação intuitiva.


Stock.xchng – Esse site é muito bacana. Possui um acervo enorme e muitas imagens em alta resolução com a maior variedade possível. Existe a opção Premium, onde estão disponibilizadas algumas imagens “melhores” por um precinho camarada ( tipo 1 dólar), mas na minha modesta opinião, não vejo tanta diferença assim. Sempre encontrei o que eu queria sem precisar pagar nada neste site. Para baixar as imagens você precisa se cadastrar. É muito rápido.

CG Textures – Embora o nome sugira um lugar especializado em texturas, não é bem assim que funciona. Ele conta com imagens muito boas, de todo tipo que você imaginar e em diversas resoluções (você escolhe qual baixar), o que é bem interessante. Altamente recomendado. Você não irá se arrepender.

É uma lista pequena, mas garanto que é de ótima qualidade. Acredito que quando o assunto é sites de bancos de imagem, a gente não precisa sair por aí caçando um monte. Se tivermos em nossas mãos pelo menos 3 ou 4 que possuam um conteúdo legal e de qualidade, estaremos bem servidos para qualquer situação.

Espero que sejam úteis para você também. Até.


João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks