20 de outubro de 2009

Blogger x Wordpress: qual plataforma escolher?



Uma das primeiras perguntas que uma pessoa se faz quando decide começar a blogar é “Qual plataforma devo escolher?”. Sabemos que existem diversas opções, gratuitas e pagas, e cada uma delas com seu calcanhar de Aquiles. Decidimos fazer um breve comparativo entre as duas que mais conhecemos, Blogger e Wordpress, para te ajudar na hora de decidir.



Antes de qualquer coisa, é preciso que você saiba exatamente do que precisa, das ferramentas que utilizará e se a plataforma que deseja atende a suas necessidades. Abaixo, fizemos uma pequena relação comparativa dos pontos relevantes entre o Blogger e Wordpress:

Blogger

Mesmo aqueles não tem conhecimento algum de HTML e/ ou CSS, conseguem criar um blog nesta plataforma. Geralmente faz com que ele seja a primeira opção e, consequentemente, tão popular. Conheça os serviços do Blogger:

- Gratuidade total: Você não precisa pagar por nenhum serviço oferecido pelo Blogger e ainda te oferece ferramentas da Google para você começar a ganhar algum dinheiro, como o Adsense.

- Servidor próprio e ilimitado: Você não precisa hospedar seu blog em um servidor particular e pago, até existe essa opção, mas não existe vantagem nenhuma nisso.

- Não necessita instalação: O Blogger é um serviço de blogagem que dispensa instalação, ele roda diretamente do navegador.

- Fácil navegação: É muito simples, desde o cadastro até o uso de forma geral.

Apesar de citar alguns dos serviços oferecidos pela plataforma, é válido ressaltar que continuam surgindo melhorias. No mês de Agosto, o Blogger completou 10 anos e foram anunciadas grandes novidades. Algumas já estão disponíveis e continuam sendo bastante intuitivas e de fácil manuseio.

Wordpress

Estatisticamente comprovado, o Wordpress é o serviço de blogagem e SGM (Serviço de Gerenciamento de Conteúdo) mais utilizado no mundo. Diferente do Blogger, ele não é tão simples de se usar, mas também não é nenhum ‘monstro de sete cabeças’. Conheça seus serviços:

- Gratuito ou pago: Você pode escolher entre o wordpress.com que é gratuito e oferece servidor próprio e domínio personalizado [como no Blogger]; ou o wordpress.org, o qual necessita ser instalado no seu computador. Este último não possui servidor próprio nem oferece domínio, nesse caso você terá que contratar um particular.

- Possui interface amigável: À primeira vista pode assustar um pouco, se comparado ao Blogger, mas você não precisa ser nenhum Ás para utilizá-lo corretamente. É muito simples.

- Estatística: Já vem por default um completo sistema de estatísticas em sua interface, talvez uma das vantagens mais eficazes diantes de outros SGC. Quer saber exatamente de onde vem seus visitantes? O Wordpress te diz. E, dependo de sua necessidade, talvez não precisará de um Google Analytics, que só pode ser utilizado para quem tem hospedagem própria [wordpress.org].

- SEO: O Wordpress possui ferramentas de SEO completamente automatizadas, a começar pelo importantíssimo gerenciamento de url que o usuário possui do seu blog.

É bom levar em conta que na versão gratuita existem limitações, que desaparecem perante o pagamento de uma taxa pré-definida. É necessário ter conhecimento em PHP e MySQL para poder instalar e utilizar de forma correta e livre a versão paga do Worpress.

Ambos, Blogger e Wordpres, são sistemas bons com seus pontos positivos e negativos, que variam de necessidade para necessidade. Com certeza, independente da sua escolha, você ficará satisfeito ao blogar.

Este post faz parte da Semana Blogger Templates, uma realização exclusiva do Insight. Mostre-nos o quanto você gostou comentando e compartilhando com seus amigos!



João Alvarenga

He was born in early 85, currently lives in Brazil. An ordinary man with simple dreams. He is also the founder of Insight. You can find out more about him on the links below:

Twitter Trackbacks