30 de março de 2009

O surrealismo de Jacek Yerka



Eu sou fã do Surrealismo. Passaria horas identificando os detalhes, os objetos ocultos, a mensagem de qualquer obra que segue esse estilo, pois me divirto com a representação viva e original do subconsciente. Essa semana fui ‘apresentada’ ao surrealista Jacek Yerka, um polonês que fez a primeira pintura de sua vida um ano antes de ir para a faculdade. Seus instrutores tentaram a todo custo desviar sua atenção para uma arte mais contemporânea e realista, mas ele se recusou a seguir essa linha. Melhor para nós.

Para entender melhor o surrealismo (visualmente falando) aqui vai um breve esclarecimento, muito útil para o post de hoje:

Expõe a verdade psicológica rodeada de objetos que não são extraordinários em sua significância normal. Essa união de formas e psicologia resulta numa imagem criativa, original e curiosa, chamando a atenção de quem a observa, como se fosse um imã.

Voltando as pinturas do Jacek Yerka, todas são de acrílico sobre tela e ele tem como fonte de inspiração imagens de sua infância, incluindo a cozinha de sua vó. Ele acredita piamente que os anos 50 foram uma espécie de Era de Ouro e, por esta razão, é muito fácil encontrar também em suas pinturas lugares, técnicas e sensações dessa época.


Babie Lato




Double Life




Country and Eastern




Powrot do Domu




Internal Inspection




Batyskaf



O trabalho de Yerka tem sido exibido na Polônia, Alemanha, Mônaco, França e Estados Unidos. Ele também trabalha nos museus de arte poloneses.

Confesso que foi difícil para mim selecionar imagens para o post, porque o acervo de Yerka riquíssimo e muito vasto. Fiquei fascinada pela obra dele, espero que vocês gostem também. Há boas fontes sobre o artista na web:

Enjoy!


Jéssica A.

She is passionate about old movies, vintage and classic books, but she can not live without internet. Co-founder and editor of Insight. You can find out more about her on the links below:

Twitter Trackbacks