22 de fevereiro de 2010

Conhecendo o Tumblr - Parte 1


Quando João publicou o excelente artigo sobre designs exclusivos para Tumblr, nasceu ali a idéia de fazermos um tutorial passo-a-passo ensinando a criar uma conta nesta plataforma que já é uma febre entre designers, músicos, fotógrafos e gente comum.

Sendo eu a 'viciada' no Tumblr da equipe, fui incubida de minunciar o processo de criação da conta até o momento da publicação do primeiro post especialmente para aqueles que consideram o Tumblr uma rede social complicada. O artigo ficou grande e foi dividido em duas partes. Hoje você conhecerá e criará um tumblog no Tumblr.

Antes de começar o tutorial, eu preciso argumentar porque o Tumblr não é difícil de compreender e manusear. Excetuando o fato de ser todo em inglês, que é uma barreira compreensível para aqueles que não entendem a língua, a maioria dos usuários de blogs, especialmente do Blogger, estão habituados a ter tudo à mão, bem ‘mastigado’, e aí o que não é Blogger acaba sendo um bicho complicado, feio e sem graça. O que estas pessoas não sabem ou imaginam é que a graça e diversão de usar o tumblr estão em torno do valor intuitivo que ele proporciona aos seus usuários, coisa que a plataforma que o Insight usufrui não faz. Mas vamos logo ao que interessa. Vem comigo!

1) O contato com a plataforma

Ao acessar o endereço www.tumblr.com você cai direto na página inicial e é recebido com a mensagem: “A maneira mais fácil de blogar” como na imagem abaixo:


Olha o valor intuitivo aí. Passe o mouse sobre a frase e você verá as ferramentas fundamentais que concretizam a idéia de facilidade do Tumblr. Vamos conhecê-las?



1) Comentários: Este item nem preciso explicar, né? Quem usa/lê blogs conhece bem esta ferramenta.

2) Reblogs: Não quero dificultar a vida de vocês, então, farei comparações. O reblog funciona como o Retweet, lá do Twitter. Você gosta tanto, mas tanto de um post que não publicaria melhor (ainda que haja por lá algumas correntes) e rebloga. Fácil demais.

3) Like: Não é à toa que ele vem em forma de coração. Particularmente, há momentos em que dou like e reblogo, isso num só post. Mas vale outra comparação: é como o favorite do Twitter. Gosto do like para guardar aquelas imagens que aprecio e não quero perdê-las de vista. Há um espaço para estes posts guardados, mas isso é lá pra frente.

4) Follow: Como estar numa rede social sem seguir ninguém? Há vários meios de seguir tumblogs: buscando por palavras-chave, recebendo links recomendados por outrem, o radar e por aí vai. Não é possível estar no tumblr sem ter outras perspectivas, ainda que dentro de sua ‘lista’ de interesses. A não ser que você o utilize como forma de diário pessoal. De qualquer forma, vai de pessoa para pessoa. O botão follow estará sempre visível na parte superior de cada tumblog que você encontrar, assim como os botões like e reblog.


2) Criando uma conta no Tumblr.

Depois desta valiosa apresentação incial, vamos à parte mais aguardada: criar efetivamente uma conta no Tumblr. Esta fase é rápida. Preencha, ainda na página inicial, o simples formulário como está ilustrado na imagem a seguir e em seguida clique em “sign up and start posting!”. Lembre-se: é importante que preencha o formulário com um email válido e que utilize com freqüência.


A seguir, abrirá a série de passos para construir sua conta. Eu 'pulei' a primeira e passei logo para a segunda etapa, que faz tudo de uma só vez, como mostra a imagem a seguir.


Nesta etapa você escolhe a imagem para o seu avatar e vai direto customizar os dados de sua conta, bem como a aparência do seu Tumblr clicando em “show all appearence options”. 

Atenção: ao configurar cada item é importante clicar em "save" logo em seguida.

Configurando Info:

É aqui que você dará o nome e descrição do seu tumblog. Também pode mudar o avatar a hora que desejar. Observe:



Configurando o Theme:

Aqui você verá a vasta galeria de temas gratuitos que o Tumblr oferece. Clicando em “browse more themes” você verá muito mais opções de belos temas para o seu espaço. A instalação é muito fácil, como podem ver na imagem a seguir:



Configurando Appearence:

Alguns temas do Tumblr oferecem suporte para personalização. Escolhi um tema que ilustrasse um pouco essa ‘liberdade’.



Configurando Services:

É aquela coisa: além de partilhar o que gosta no tumblr, você pode levar além, como para o  twitter e facebook. Há ainda a configuração para leitores de feed. Legal, né?


Vai uma dica para configurar o compartilhamento no twitter: preencha seus dados nesta opção e depois de concluir e salvar vá até o customize, em sua dashboard. Preencha lá também.

Configurando Advanced

Neste campo, as configurações são tão básicas que até lembram o Blogger e Wordpress. Configure tudo ao seu gosto; número de postagens, fuso horário, links abertos em outra janela e etc.


Depois de configurar tudo do seu jeito, clique no botão “save”, que salva suas configurações e permanece na página ou clique em “save+close”, que, além de salvar tudo, vai direto pro seu painel de controle (dashboard).



Não perca no próximo artigo a etapa final da pequena série "Conhecendo o Tumblr" apresentando a dashboard e ensinando a  publicar o primeiro post.

Até lá!



Jéssica A.

She is passionate about old movies, vintage and classic books, but she can not live without internet. Co-founder and editor of Insight. You can find out more about her on the links below:

Twitter Trackbacks