23 de fevereiro de 2010

Conhecendo o Tumblr - Parte 2


No artigo anterior, Conhecendo o Tumblr - Parte 1, você foi apresentado ao Tumblr, viu como é fácil criar e customizar seu tumblog. Hoje você será apresentado à sua dashboard e publicará o seu primeiro post.

Quando configurou seus dados e clicou no botão "save", você foi direcionado para esta página, que é onde você passará a maior parte do tempo em que estiver brincando de tumblr, a sua dashboard. Vamos conhecê-la?

1) Conhecendo sua dashboard (painel de controle).


Na dashboard há os seguintes elementos de página. Note que destaquei os que eu considero essenciais:

1) É aqui que você escolhe que tipo de post irá publicar (ordem do menu); textos, fotos, quotes, links, conversações, áudios ou vídeos. Vale lembrar que não há nenhum tipo de limitação para cada item.

2) Área dos posts. Você verá aqui suas publicações e de outrem. É o lugar que você conhece o conteúdo das pessoas que você segue. Os botões like e reblog acompanham todas as publicações dos seus seguidos, exceto as suas e sabe por que? O tumblr não trabalha com umbiguismo.

3) É uma espécie de controle pessoal. Até meses atrás havia a conhecida tumblarity, que subia a de acordo com suas atividades no Tumblr. Saiu a tumblarity e entrou o número de seguidores, o que melhora muito mais a qualidade de postagens, na minha opinião. Aqui também você vê, além do número de pessoas que você segue, quantos posts você já deu like e campos que são inerentes ao seu blog, como o endereço da sua página, número de posts publicados, mensagens recebidas, “customize”, que te direciona até àquele painel de configurações do artigo anterior, dentre outros que pouco são utilizados.

4) O radar é uma das boas inovações do Tumblr e eu não podia deixar passar batido. Alguns posts que fiz para o Insight começou a partir daqui. São imagens aleatórias que o tumblr nos sugere, sem que haja qualquer relação com nosso conteúdo, o que é muito bom. Reblogar, favoritar e seguir os autores destas imagens fica a critério de cada um.


2) Publicando um post.

Chegou o momento mais fácil: publicar posts. No elemento 1 do item 1 deste artigo, há um menu ilustrando os tipos de publicações possíveis no Tumblr. Escolhi publicar imagem. Clique em 'photo' e esta é a página que irá abrir:


1) Escolha uma imagem de uma pasta qualquer pronto. Se quiser escrever texto abaixo da imagem que irá publicar pode ficar ainda mais informativo. Este campo não é obrigatório. Veja que abaixo do texto há várias opções, como:

a) Set a click-through link: Se você encontrou uma imagem legal e deseja dar os créditos do autor/site/blog é só clicar aqui e um campo para 'colar' o link será aberto.

b) Create post: Para simplificar: É o send do msn, o update do twitter.  É aqui que você publicará seu post, mesmo que não queira utilizar nada do campo 2, da imagem acima.

c) Cancel: Não há muito o que dizer, mas quando cancela um post que achou uó, você será direcionado para sua dashboard. Não há como capturar o post de novo nesta opção. Uma vez cancelado já é dado como perdido.

2) Aqui é possível programar as postagens e inserir marcadores para que outras pessoas encontrem seu post e consequentemente o seu tumblog. Marcando a opção "let people reply" você permitirá que outras pessoas 'respondam' à sua postagem com outra semelhante (ou não). É mais uma novidade do tumblr.

Preenchendo ou não os campos de acordo com a imagem acima, clique em 'create post' (Eu escolhi uma imagem da Kirsten Dunst,  inseri marcadores e tudo mais que tinha direito) e acontece isto:


Para ver como ficou bonitinho em sua url, clique no link que está na sidebar de sua dashboard. Tcharãn!



Extras:

O goodies, localizado no menu superior da dashboard oferece vários dispositivos que podem ser associados ao seu tumblog. Selecionei o Bookmarklet para facilitar. Lembra o We Heart it, mas acho ainda melhor. Você pode inserir descrições e editar os títulos dos links antes de compartilhar. Permite publicar imagens, textos, links, vídeos entre outras opções. Para tanto, basta arrastar o botão cinza para a barra superior do seu navegador. 



Espero que goste e usufrua desta pequena série. Qualquer dúvida ou sugestão deixe comentários e responderei o mais rápido possível.

Até lá!


Jéssica A.

She is passionate about old movies, vintage and classic books, but she can not live without internet. Co-founder and editor of Insight. You can find out more about her on the links below:

Twitter Trackbacks